segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CONTAS ABERTAS DOS PARTIDOS

Reportagem do Estadão, hoje, nos informa que o TSE publicou uma resolução que muda as regras no que diz respeito a movimentação bancária dos partidos políticos. Acabando com o sigilo bancário. Leiam trecho. 

"Depois de fechar brechas que permitiam a ocorrência de doações ocultas de recursos de campanha, sem identificação dos financiadores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu acabar com o sigilo bancário das movimentações dos partidos a fim de ampliar a fiscalização sobre os recursos recebidos também em períodos não eleitorais". AQUI


É claro que a principio, a medida ajuda na fiscalização, uma vez que todos, poderão saber os recursos que entraram na conta de determinado partido e quem os doou. Não obstante, tal resolução não é tão eficaz no combate a pagamentos de propinas e demais desvios éticos de partidos e políticos. Para cada obstáculo, os ratos sempre encontram um novo caminho. 

A principal forma de miniminizar a probabilidade de novos escândalos como o Lava-Jato, é a rigorosa punição de todos os envolvidos. Para os potenciais corruptos e corruptores, nada melhor do que um exemplo punitivo para refrear seus instintos criminosos, não?! 

PT

2015 será o ano em que o Ministério Publico Federal e o STF terão que, mais uma vez, nos dá mostras do quanto andam a saúde das respectivas instituições. Estamos num inicio de ano com uma aparente calmaria, mas é certo, é uma calmaria que antecede a tempestade. Logo virão novas denuncias do caso Lava-Jato, novas delações estão em andamento e um sem número de políticos serão denunciados.  

Esperemos que o STF aja da forma que lhe é devida, aplicando o que está na Lei e não ouvindo o clamor das ruas ou as ameaças e chantagens desse ou daquele partido, desse ou daquele politico. 

Uma outra questão que tem me chamado a atenção é o envolvimento do PT em toda essa história de desvios de verbas publicas e pagamento de propinas. 

Oras, os depoimentos que dão conta de que recursos oriundos de propinas iam para o caixa do partido, estão aí. Tanto Paulo da Costa quanto Augusto Ribeiro de Mendonça Neto dão conta dessa tramoia. 

Os indícios de que contas bancárias do exterior também abasteceram o caixa do partido. E agora, José? O Ministério Publico ou a Justiça Eleitoral irão abrir investigação contra o Partido? O STF irá aceitar possíveis denuncias? 

Não é de hoje que o Partido dos Trabalhadores é suspeito de usar recursos ilegais vindos de paraísos fiscais. Em depoimento a CPI do mensalão, o publicitário Duda Mendonça confessou que seus serviços foram pagos com tais recursos. Ficou por isso mesmo! Ninguém pediu a cassação do partido. 

Agora, a mesma conversa se repete. Como veem. 

Será que mais uma vez o Partido dos Trabalhadores passará impune? 

Essa é, sem dúvida, uma boa pauta para os políticos de oposição. Essa é, sem dúvida, uma boa pauta para todos que querem afastar maus políticos da vida publica nacional. 

2015 promete.





   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog