terça-feira, 4 de novembro de 2014

BOLIVARIANISMO BRASILEIRO

Já afirmei em um texto anterior, AQUI que o principal erro cometido em 2002 foi imaginar que o problema do PT residia apenas na questão econômica. Que o PT tinha propostas exóticas nesse setor, não há dúvidas, porém, o exotismo dos petistas não se limitam apenas a economia. Eles possuem uma ideologia cuja visão politica, social e cultural nos permite identificá-los com a esquerda. 

Nesse sentido, outro gravíssimo erro é acreditar que o PT tenha se alinhado a centro-esquerda. Para os menos atentos, a esquerda seria o PSTU, PC do B, PSOL ou PCO, jamais o PT. Trata-se de um erro comum e perfeitamente compreensível, uma vez que esses demais partidos da esquerda, afirmam fazer oposição ao PT, todavia, a reciproca não é verdadeira, ou seja, não observamos os petistas opondo-se as propostas dessas siglas, muito pelo contrário, o que há é a tentativa constante do governo de emplacar o maior número de teses mais a esquerda em nossa sociedade, atendendo assim, as reivindicações dos seus supostos "opositores". 

Para que o amigo leitor (amiga também) possa melhor compreender o que quero dizer.  Os partidos mencionados acima PSTU, PC do B, PSOL ou PCO,  não fazem nenhuma objeção ao bolivarianismo, a venezualização ou a ditadura catrista em Cuba. Na verdade, são seus ferrenhos defensores. O PT também não faz oposição aqueles governos, sendo também, de forma clara e inequívoca, fervoroso advogado daquelas "causas". 

Assim sendo, leio na folha um artigo do jornalista Samy Adghirni cujo titulo "Venezualização"? Leiam AQUI  questiona aqueles que, como eu, acreditam que o Brasil está caminhando para uma venezualização, ou, bolivarianismo, ou ainda, o mais apropriado, ditadura. 

Para validar seu argumento, Samy afirma que, na Venezuela se governa por decreto, enquanto que Lula não ousou tentar um terceiro mandato. Afirma ainda o escritor, que as bases econômicas criadas em gestões anteriores, foram mantidas pelos petistas e que enquanto que no Brasil a alta cúpula do partido governista foi para a cadeia, isso é inimaginável na Venezuela chavista. 

Conforme informei no inicio do texto, desconhecer a natureza do PT é um gravíssimo erro. Não sei se Samy Adghirni  comete-o ou se simplesmente é simpático ao petismo. Coisa muito em voga entre jornalistas atualmente. Fato é, que, seus argumentos não se sustentam. 

Logicamente que nossas instituições se mostraram mais sólidas que as do país vizinho, TODAVIA, isso não prova que o PT as tenha respeitado, antes, tentou a todo custo curvá-las as suas vontades de projeto de poder. 

Vejamos. Uma pequena lista para melhor ilustrar essa questão.

Lula não quis tentar o terceiro mandato, porque teria que convencer o Congresso a modificar a constituição, o que certamente não conseguiria. Isso não é o mesmo que afirmar que Lula tenha rechaçado tal ideia. Aliás, foi em seu governo que tivemos o plebiscito sobre as armas, tivesse o governo vencido a questão via voto popular, a probabilidade de se convocar novos plebiscitos para a Reforma Politica, terceiro, quarto ou um mandato vitalicio, seriam enormes. Plebiscitos, aliás, que voltaram a ser cogitados pela presidente reeleita. 

Quanto a manter as politicas econômicas, pode-se afirmar que esse foi o único ponto de acerto na gestão Lula, mas, não podemos dizer o mesmo do atual governo, uma vez que o desmantelo é evidente a todos. 

Se na Venezuela não há políticos presos, lembro a  Samy Adghirni  que tanto lá quanto cá, os condenados pela justiça são alçados pelo partido a verdadeiros heróis "nacionais" numa desrespeitosa e ousada afronta aqueles que corretamente aplicaram as penas. Vale lembrar ainda, o quão "respeitoso" foi o PT para com Joaquim Barbosa. Isso não se faz na Venezuela Samy Adghirni?

 O colunista afirma ainda que, diferentemente da repressão policial a quaisquer manifestações dos opositores ao governo Venezuelano, os protestos ocorridos no Brasil em 2013 são uma prova de que o governo do PT aceita as regras da democracia.  Finaliza seu texto, afirmando que quem está mesmo em processo de venezualização são os eleitores inconformados, estes, segundo Samy, são responsáveis por banalizar o ódio e pela intolerância na sociedade. 

Finalizo meu texto, dizendo ao colunista da Folha que as manifestações de Junho de 2013 foram incentivadas pelos petistas, por suas franjas em outros partidos ou grupelhos disfarçados de ONGs. 

Nunca é demais relembrar, que quem mente, acusa de forma mentirosa, prega o ódio e a divisão, não são os eleitores inconformados, meu caro, até porque não há eleitores inconformados, há sim, cidadãos que não toleram a corrupção, os desmandos e as mentiras de um governo que não enxerga adversários, mas, inimigos, sejam eles políticos, sejam eles eleitores que não votam no governo.

Esse estado de coisas é de única e exclusiva responsabilidade do PT. Só não enxerga isso quem não quer ou quem tem afinidades com a ideologia bolivarianista, ideologia esta, que se não é aquela que o PT pretendia, é a que ele consegue aplicar. É um bolivarianismo brasileiro, sim, pois já estamos em uma ditadura e alguns nem perceberam, Samy Adghirni.  






2 comentários:

  1. amigo os presidentes petistas chegaram ao poder de forma democratica como pode dizer que isso é Ditadura se o povo o escolheu?

    ResponderExcluir
  2. amigo os presidentes petistas chegaram ao poder de forma democratica como pode dizer que isso é Ditadura se o povo o escolheu?

    ResponderExcluir