segunda-feira, 26 de maio de 2014

O SUCATEAMENTO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: MAIS MÉDICOS NÃO AJUDOU!

Espero que a oposição saiba explorar com seriedade esse tema na próxima eleição. Aliás, espero que o próximo governo encare com seriedade, não apenas esse tema, mas, os inúmeros outros problemas que enfrentamos e que demandam ação governamental. 

Em 2013, o governo federal fez um tremendo alarde com o lançamento do programa Mais Médicos. Pelo que afirmavam as autoridades, os problemas na saúde pública do Brasil, estavam resolvidos. O cidadão não iria esperar tanto para ser atendido por um médico. 

Todavia, o tal programa sofreu duras e justificadas criticas sobretudo no que se refere a contratação de médicos cubanos. Sim, ficou evidente, na importação dos profissionais caribenhos, que o maior beneficiário não seriam os profissionais nem mesmo os pacientes dos hospitais mais longínquos do Brasil. Os principais beneficiários, são o governo cubano... melhor... a ditadura catrista. 

Quase um ano depois do lançamento do programa, o TCU divulga um relatório que, nos leva a concluir a ineficiência do Mais Médicos. Além disso, aponta o que todos nós já sabemos. Os hospitais públicos apresentam um quadro clinico digno de ser enviado a UTI. 

Eis o quadro: 

"No que se refere ao tema da Assistência Hospitalar no SUS, o tribunal realizou amplo diagnóstico em 116 hospitais públicos, que concentram aproximadamente 27.614 leitos (8,6% do total de leitos na rede pública), em todos os estados da Federação. Foram identificados problemas graves, complexos e recorrentes, relacionados a: insuficiência de leitos; superlotação de emergências hospitalares; carência de profissionais de saúde; desigualdade na distribuição de médicos no País; falta de medicamentos e insumos hospitalares; ausência de equipamentos ou equipamentos obsoletos, não instalados ou sem manutenção; inadequada estrutura física; e insuficiência de recursos de tecnologia da informação". (http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/detalhes_noticias?noticia=5022787)



O diagnóstico apontado acima não deve ser desculpa para que o governo Dilma importe mais e mais médicos cubanos, enriquecendo mais e mais uma ditadura perversa e falida. 

Tal quadro, evidencia ainda, que estamos sendo dirigidos por governantes inábeis no uso dos recursos públicos, isso porque, nossa carga tributária se aproxima de 40% do PIB. 

Aja ingerência, né, presidenta?

Em tempo:

O "Fenômeno" das politicas públicas, afirmou sentir vergonha pelos atrasos nas obras que o país deveria realizar para receber o copa. 

Sim, qualquer cidadão trabalhador e pagador de impostos sente vergonha.

Todavia, Ronaldo Nazário, nós sabemos o que você fez, melhor, disse, no verão passado, que não se fazia copa do mundo com hospitais, certo?! 

Lembro, que o cidadão que trabalha e paga corretamente seus impostos, tem vergonha não pelas obras inacabadas desse ou daquele estádio que logo será um imenso elefante branco, o cidadão tem sim, vergonha e revolta por ficar horas e horas na fila de hospitais para que um filho ou parente receba um atendimento em um sistema sucateado.  





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário