segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MERECEMOS ESSE GOVERNO?





Quem não conhece a máxima de que cada povo tem o governo que merece? Se o individuo não sabe essa máxima na politica, certamente saberá essa outra cujo sentido é o mesmo. Cada um tem aquilo que merece. 

Estou entre aqueles 51 milhões que se opuseram nas urnas contra o governo petista. Estou entre aqueles que não concorda com 99,99% da politica feita desde que o PT chegou ao poder. Estou, enfim, entre aqueles que acredita que nunca antes na história deste país, houve tantos casos de corrupção, em escala nunca antes imaginada. 

Não posso condescender com a corrupção em um governo porque os anteriores também tiveram casos de corrupção. Em ambos os casos, o mal tem que ser combatido e os responsáveis punidos. Todavia, os governos petistas tentaram e tentam fazer da corrupção, um programa de governo. 

Não obstante, mesmo com o surgimento de casos e mais casos de mal uso dos recursos públicos, sucessivos escândalos, inépcia e por estarmos a mais de uma década sem nenhuma reforma estrutural que o país necessita, o PT continua a ganhar eleições. É um partido forte, que tem a simpatia de determinados setores da intelectualidade nacional e tem conseguido com isso, convencer parcela do eleitorado. 

Engana-se quem pensa que o PT ganha votos apenas daqueles que recebem o bolsa família. Não! O PT ganha votos de ricos e de pobres. Ganha votos do menos instruído como também daquele que tem uma excelente formação acadêmica. O PT ganha votos da família que tem apenas a TV como fonte de informação, mas também da família que tem acesso a inúmeras fontes de informação, desde de internet a livros. Num extremo ou noutro, votam no PT reclamando dos políticos e os nivelando no mesmo baixíssimo patamar. 

Não adiantou o PT ter seus principais dirigentes presos no caso do mensalão. Continuaram ganhando eleições. De nada adiantou o petrolão, o PT ganhou mais uma eleição para presidente. Por que? 

O principal problema da nossa politica e sociedade é o tamanho do Estado. Nós, brasileiros, nunca tivemos a experiência de um governo minimo. Diariamente, alimenta-se a ideia de que é o Estado o principal responsável por oferecer um futuro melhor, porém, o efeito é o inverso do desejado. 

Assim, se o pobre, o menos informado e o menos instruído vota pensado nos benefícios do governo, o rico, acadêmico e bem informado vota pensando nas mesmas benesses. Votam pensando nas facilidades oferecidas pelos bancos públicos a empresários, votam pensando nas bolsas de estudos fora do país. Votam por fim, com o preconceito e prepotência de que estão votando em favor dos pobres e oprimidos. 

Num extremo ou noutro, ambos os lados se abraçam numa concepção enganosa sobre a função do Estado, não se importando com o caráter do governo.

Seguindo o caminho totalmente inverso, protestamos. Vamos pra rua e reagimos contra o governo.

Enquanto nós, democraticamente vamos pra rua protestar contra a corrupção, surge um ou outro para apontar "falta de sintonia" a nosso protesto. Foi o que fez Ricardo Balthazar em um artigo publicado hoje na Folha. Segundo o  autor, hoje apenas 9% dos brasileiros apontam a corrupção como principal problema do país e a maioria está mais preocupada com saúde e segurança. 

Não nego esses problemas. Ao contrário. Todavia, volto a repetir, enquanto os eleitores do PT taparem os olhos para o assalto que os corruptos fazem no bolso deles e nossos, acusando esse mesmo governo que elegeram, de nada fazer pela educação, saúde e segurança nunca vamos avançar. 

E finalizo. Só se melhora a saúde, educação e segurança quando a torneira da corrupção é fechada. É assim que funciona nos países do primeiro mundo. Aliás, se fossemos primeiro mundo, estaríamos livres do PT.  

Merecemos esse governo? Não! Nem eu, nem 51 milhões já demos a resposta.  Mas quem o elegeu certamente sabe onde o calo aperta. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário