quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A ILHA NÃO SE CURVA: OBAMA É INCOMPETENTE OU ALIADO?

No dia a dia, nas nossas relações com diferentes pessoas, somos avaliados e avaliamos de acordo com as decisões tomadas e suas consequências. Se tomamos sucessivas decisões que trazem consequências danosas, perdemos a credibilidade do grupo ou somos vistos como imaturos.  

Tal lógica acima, não é diferente para os governantes. Se tomam sucessivas decisões erradas, deixam claro, que são incompetentes e que não merecem a confiança da comunidade. 

Dentro desse cenário, lanço aqui uma indagação. Quais medidas, na politica externa do seu país, o presidente Barack Hussein Obama tomou que poderá ser vista como virtuosa? Respondo. Nenhuma! O Oriente Médio está pior do que antes do mandato do presidente democrata, tal situação, é de inteira responsabilidade da politica externa atual adotada pelos EUA. 

Pois bem, assim como as decisões anteriores, não vejo nada de virtuoso na recente medida adotada pelos EUA de reaproximação diplomática com a ilha de Cuba. 

Ora, relações só são reatadas com contra-partidas. Quais contra-partidas Cuba se comprometeu a aderir para que essa reaproximação diplomática fosse justificada? O regime catrista pretende aderir ás normas dos Direitos Humanos? Pretendem permitir que a Liberdade de Expressão seja exercida? Promoverão uma abertura rumo a democracia? Não, não e não. Até onde sei, nenhuma dessas medidas serão adotadas. O que é ruim para a democracia e bom para os autoritários de governam Cuba. 

Nesse particular, mais uma vez, faço uso do bordão. Olavo tem razão. Vejamos o que diz o filósofo:

"Se abrir relações diplomáticas e comerciais com uma ditadura comunista pudesse fomentar a liberdade, a China seria hoje uma democracia". CERTEIRO! 

Erra quem aposta o contrário, pois, ditadores e ditaduras podem perfeitamente se reinventarem para permanecerem no poder.


Não obstante, se seguirmos a lógica de que essa reaproximação recente nada irá favorecer os castros do ponto de vista econômico, a meu ver, pode ser vista como uma vitória politica... de Cuba, mas precisamente de sua ideologia, o comunismo. Prova disso, é que não há nenhum esquerdista abominando Cuba. Prova disso, é que não há nenhum direitista elogiando Obama. 

Portanto, acredito que nesse episódio os EUA se desmoralizam e fortalecem a esquerda latino-americana. 

Outras indagações me surgem e lanço-as aqueles que veem essa medida como proveitosa. 

Qual a diferença entre Cuba, Coreia do Norte e Irã?

Assim como em Cuba, também enxergam como proveitoso para a democracia que os EUA abrandem suas relações com os outros dois países? 

De forma alguma Cuba é menos ditatorial que a Coreia do Norte ou menos repressiva que o Irã.  

Papa Francisco

Em meio a euforia da imprensa nacional com o acordo entre Cuba e EUA, destaca-se o importante papel do Papa Francisco. 

Não faz muito tempo, o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros cometidos pela Igreja Católica. 

Seria virtuoso, como autoridade espiritual dos católicos, o Papa Francisco nesse momento, repudiar os milhares de mortos provocados pela ditadura comunista de Cuba. Se não faz isso, rebaixa-se a mero diplomata e esquece da sua verdadeira função: Exigir que quem cometeu crimes declare-se arrependido dos mesmos. 
Coincidência?  

Há aqueles que não acreditam e há aqueles que atribuem ao Foro de São Paulo como sendo o principal maestro da ascensão do bolivarianismo na América Latina. Particularmente, faço parte do segundo grupo. 

Assim, será mera coincidência que no mesmo dia em que Estados Unidos e Cuba reatam relações diplomáticas as Farc vêm anunciar um cessar fogo por período indefinido? Não, não... há mais coisas entre o céu e a terra, do que sonha a nossa vã visão politica. 

Vale lembrar. Cuba, FARC e o PT formam a espinha dorsal do Foro de São Paulo. 

Comecei esse texto lembrando de que decisões danosas do passado demonstram a incompetência dos governantes e geram desconfiança da comunidade frente a suas decisões presentes. 

Ainda não sei se Obama é um incompetente ou o maior aliado que a esquerda já teve dentro da Casa Branca. Fato é que o próximo presidente americano, precisará de muita gana para limpar toda a sujeira que o atual está deixando, em casa e fora. 

A ilha continuar a não se curvar. Obama é incompetente ou aliado?


2 comentários:

  1. A capa de falso profeta serve perfeitamente neste papa.

    ResponderExcluir
  2. Bobagem. A Ilha já se curvou e até demorou. A população está crescendo e não há mais como manter tantos miseráveis. Por outro lado, o Comunismo não tem a menor possibilidade de funcionar para sociedades modernas, só funciona com os índios mesmo que são originalmente comunistas. Cuba vai ser outra China, comunista por vaidade dos líderes e capitalista por imperiosa necessidade de alimentar o povo...

    ResponderExcluir