quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VERÍSSIMO, O FICCIONISTA DO PT

Ninguém em são consciência duvida das redes tentaculares do PT. O Partido dos Trabalhadores influência desde de sindicatos a Ongs; desde de advogados a empresários; desde de atores a jornalistas e articulistas. 

Algumas dessas figuras acabam se tornando caricaturas grotescas em função da atividade que exercem, que é a de tudo escrever a fim de tornar o ambiente menos claro e confuso  e assim, favorecer o PT, quando não partem para a escancarada defesa dos métodos petistas. 

Infelizmente passei o dia de hoje fora e somente agora estou atualizando o blog, mas, sorte a minha, a tempo de constatar uma vez mais que o escritor Luis Fernando Veríssimo se tornou uma dessas caricaturas grotescas. Não é de hoje que o escritor gaúcho se esmera na arte de tudo falar e nada explicar, deste modo, para cada lambança do PT ou da esquerda, e lá vem Veríssimo com uma crônica, uma teoria, um causo, uma anedota. Num piscar de olhos e está lá o leitor acenando favoravelmente às peripécias do PT e Cia. 

No seu artigo de hoje no Estadão, não foi diferente. A "nova teoria" de Veríssimo para explicar tudo de ruim que está acontecendo na politica nacional é o que ele denominou "Contexto Maior" que nada mais é do que a História vista sob um ponto de vista de longa duração, ou, História de Longa Duração X História de Curta Duração. 

Leiam um pouco do artigo de Veríssimo.

Do ponto de vista da eternidade, nada do que está sendo revelado, em capítulos diários, sobre o propinato na Petrobrás e os partidos políticos que beneficiou deixa de ser grave, mas é impossível não ver o cerco à estatal do petróleo no Contexto Maior da velha guerra pelo seu controle, que já dura quase 70 anos, desde que a Petrobrás venceu a primeira batalha, a que lhe permitiu simplesmente existir, quando diziam que nunca se encontraria petróleo no Brasil. 

(...)

Fernand Braudel viveu e lecionou no Brasil. Não conheço nenhum texto dele sobre sua experiência brasileira. Seria interessante saber como ele descreveria, ou preveria, hoje, a "longue durée" da nossa história. O que significaria, na sua avaliação, o longo dia no poder do PT? O Contexto Maior tudo perdoaria ou tudo justificaria? Enfim, o Contexto Maior de todos é o Universo, que, no fim, engole todos os significados. O que também não é um consolo.

Como veem, para o autor e para qualquer outro que pensa semelhante a ele, tudo não passa de uma mera luta por poder. Curiosamente Veríssimo não trabalha com os termos decência, ética, moral, honradez, caráter, vergonha, lei e honestidade. Para ele, tudo não passa de uma mera disputa pelo controle, hoje da Petrobrás, amanhã de qualquer outro setor ou cargo. 

Não sei o que faria Braudel. Não sei qual "interpretação" da História estará em voga daqui a 50 ou 100 anos. O que sei é que independentemente daquilo que se conte por este ou aquele, não conseguirão mudar os fatos. Tais fatos, tanto no Contexto Maior, como em qualquer outro, serão unanimes em apontar os governos petistas como os mais corruptos de toda a História brasileira. Longe de absorvê-los, a história os condenará. 







 

3 comentários:

  1. E o contexto menor... Fernando anda fraquinho.

    ResponderExcluir
  2. que coisa mais idiota, mais insana, mais patética. quem foi essa criatura que escreveu essa merda, aqui? tem que ser uma anomalia genética bestial petista sem valor moral e ético pra nada. que bosta.

    ResponderExcluir
  3. é burrice demais. chega a dar náuoseas. a cabeça dessa criatura é doente e podre, como a dos petistas.

    ResponderExcluir