Todos os teóricos do Marxismo, a começar pelo próprio Marx, apontam em seus escritos a educação como um dos principais meios para que a Revolução tenha êxito.
"O trabalhador consciênte". Dizem alguns.
"Uma classe de intelectuais que cunduzirá o povo a, redenção" Defendem outros
Como em tudo, também na seara da educação os marxistas deixam claro o engodo de suas teses, ao menos, em se tratando de Brasil.
Vejamos,
O governo do Estado de São Paulo publica essa semana os resultados do Idesp (Indice de Desenvolvimento do Estado de São Paulo)
E os resusltados não são nada animadores ao já falido sistema de ensino.
Segundo informa o Estadão, quase quatro em cada dez alunos que chegam ao final do ensino médio, sabendo menos que o báscio.
O Estado de São Paulo não é exceção. Do Iapoque a Chaui, podemos constatar a falência da educação brasileira. Os números do PISA falam por si.
Não, o modelo de ensino aplicado no Brasil de hoje, não é um modelo criado pelos militares. Não é um modelo criado pela "direita".
Que se diga a verdade, o modelo de ensino que vigora hoje no Brasil, é um modelo genuinamente da ESQUERDA.
Entramos de cabeça nas idéias de Paulo Freire e nelas permanecemos até hoje. "intelectual" exaltado pelos esquerdistas, é considerado o patrono da educação no Brasil.
Qual então o resultado da "Pedagogia do Oprimido"?
Qual então o resultado da "Pedagogia da Autonomia"?
Para os seguidores de Paulo Freire, não há verticalidade. O ensino
teria que ser passado numa perspectiva horizontal. O aluno olha para o
professor não mais como uma autoridade, mas, como mais um que sabe um
pouco mais.
O resultado são milhões e milhões de jovens que saem dos bancos escolares sem nenhum aprendizado, isso sem antes afrontarem, xingarem e desrespeitarem professores.
Desse modo, o futuro do Brasil fica comprometido em todos os seus aspectos, economia, cidadania e cultura.
Ao constatar tal realidade, o que se propoe não é abandonar tais ideias, mas, aumentar a dose do veneno por meio do lobby para uma educação integral.
Nossos educadores, já deveriam saber que as crianças de hoje não serão eternas crianças e que o trabalho da educação é prepará-las para a vida adulta.
Como em tudo, quanto mais a presença do Estado, maior o seu dano para o futuro de uma nação. Se a presença estatal na educação, o dano se transforma em um cancer.
Qual o caminho? Primeiro, devemos sepultar as idéias de Paulo Freire junto com o seu corpo. Só assim, nossa educação poderá ser ressuscitada.
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