quarta-feira, 5 de março de 2014

O PMDB É NOSSA DIREITA POSSÍVEL

O multipartidarismo é uma das principais características do contexto politico brasileiro. São 32 partidos registrados atualmente e muitos outros virão, em termos proporcionais, pode-se dizer que há muito partido para poucos eleitores. 

Nos Estados Unidos, além dos Democratas e Republicanos existem outros partidos menores, sim, mas por lá, há uma serie de pré-requisitos para que o nome do candidato do partido, apareça na cédula de votação. 

Na França, também há o multipartidarismo, mas nada que se compare ao Brasil. 

Muito bem. 

Atualmente, nossa politica tem como partidos protagonistas o PT, PMDB, PP e PSDB. O DEM vem logo atrás, seguido pelo PSB, PTB, PDT, e assim por diante. Dentre todos, certamente que o PMDB é o maior.  Sua bancada no Congresso põe medo no governo, mesmo os peemedebistas estando na base de apoio ao governo de turno. 

Devido a sua voracidade por cargos e recursos para fins nem sempre patrióticos, o PMDB atraí a fúria de muitos. Tanto daqueles que se opõem ao governo, quanto daqueles que são simpáticos a ele. 

Muitas das vezes, nos deparamos com o seguinte argumento: "O PT tem que perder as eleições, porém, o PMDB é o partido mais nojento do país".  

Sim, como destaquei, nosso sistema politico é composto por 32 legendas partidárias, destas, contam-se nos dedos aquelas que atuam seguindo algum tipo de ideologia; as que seguem princípios republicanos são... bem... paremos por aqui. 

Muitos se perguntam por que que um partido tão grande como o PMDB não lança candidatura própria para presidente? Alguns dizem que é por medo de perder as benesses em fazer parte  do governo seja ele qual for. 

Por ter essa visão diminuta e se contentar em apenas fazer parte do governo é que o PMDB cai em desgraça com o eleitor minimamente esclarecido. 

De que adianta um partido tão grande, mas, com objetivos tão mesquinhos? É um outro argumento que se ouve aqui e ali. 

Concordo que o PMDB não tem objetivos e não tem objetivos porque não tem uma ideologia claramente definida. 

Todavia, embora reprove de forma taxativa o fisiologismo ao qual o partido faz parte, puxando a fila para os demais, não vejo com bons olhos uma implosão do partido e muito menos uma redução de sua influência a nível nacional. 

Como assim? Você enlouqueceu?! Dirão alguns que estão lendo esse texto. 

Não, meus amigos, não enlouqueci. Explico-me!

O PMDB tem sido o único partido capaz de enfrentar o governo atual. 

Como já mencionei, são poucos os partidos que tem uma ideologia, dentre esses poucos, está o PT e todos nós sabemos quais são os objetivos do Partido dos Trabalhadores. 

Dos poucos partidos que se contam nos dedos possuidores de ideologia, 99% desses partidos são de esquerdas, assim como o PT. 

Embora o PMDB não tenha ideologias, não tenha objetivos e se conforme em manter-se no "governo", mesmo que de forma parcial, os peemedebistas representam um obstáculo ao avanço dos partidos de esquerda. Leiam esse outro post http://ultimaarcadia.blogspot.com.br/2014/02/o-psol-e-o-pt-amanha-excelente-para.html

Vejamos.

Uma implosão do PMDB e a consequente diminuição de representatividade da legenda, abriria um espaço enorme para o crescimento de outros partidos. E quais seriam esses partidos? Ou seria algum tão fisiológico quanto o PMDB, porém, mais afinado com o PT, ou seria algum outro da esquerda, tão ou até mais ideológico que o PT, e ninguém quer uma dobradinha PT-PSOL, certo?! 

Comungo da ideia de termos um modelo baseado no bipartidarismo, porém, infelizmente, não temos partidos que façam frente ao PT em termos de valores, ou seja, partidos com claros princípios da Direita. 

Até surgir esse partido, é melhor termos um PMDB do que um PSOL, PSTU, PSB, PCO ou Pc do B. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário