terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O PSOL É O PT AMANHÃ: EXCELENTE PARA A ESQUERDA E RUIM PARA A SOCIEDADE

Amigos, por sugestão de um grande amigo que tenho, segue um texto interessante. Longo, mas reflexivo. 

Espero que vocês gostem e aprovem.

Segue...

Desde de sua fundação o PT, quando oposição, pregou a ética na política. Acusando todos os demais partidos e políticos de corruptos e verdadeiros parias a serem expulsos da vida pública.

Na oposição, o  PT não assinou a Constituinte, o PT foi contra o Plano Real, o PT foi contra as privatizações e contra a LRF. Em suma, o PT no seu radicalismo, metia medo em alguns e encantava outros.

Não obstante, quem não nutria um pouquinho de admiração que fosse, pelo partido e especialmente pelo ex-operário? Quem não se identificava com o partido que defendia com veemência um modelo de governo intransigente com a corrupção e voltado única e exclusivamente para o social, para os menos favorecidos? Até porque, essa é a marca da esquerda, certo? 

Somente a "mídia" elitista, os empresários e a famigerada classe média eram contrários as ideias petistas. 

Com todo esse charme, apelo e pureza, tornou-se mais do que comum a classe artística brasileira apoiar entusiasticamente as campanhas de Lula. 

Sim, o jingle Lula-la, foi entoado como um verdadeiro hino, cantado aos quatro ventos por diversas personalidades, entre elas: Gal Costa, Beth Carvalho, Malur Mader, Marieta Severo, Lucélia Santos, Chico Buarte, Cassia Abreu, Marcos Winter, José Mayer, Claudia Abreu, Reginaldo Faria, Aracy Balabanian, Felipe Carmargo, Guilherme Leme, Elba Ramalho, Adriana Esteves, Gilberto Gil, etc,etc.

Como veem, a lista e enorme!

Nesse sentido, uma denúncia de corrupção ou qualquer outro erro do governo, lá estava o PT, na oposição, tendo os holofotes da imprensa voltados para si.

Eram tempos em que não tínhamos Black Blocs, mas, a "mídia" pode ser vista hoje, em retrospectiva, como uma verdadeira tropa de choque do petismo. Não praticavam a violência física, claro, mas iam com agressividade "patriótica" contra os denunciados pelo PT. Eram e ainda são, fiéis aliados do Partido dos Trabalhadores. 

Ontem, 24/02/2014 a Folha publicou uma entrevista do candidato a presidente pelo PSOL, Randolf Rodrigues. Ao ler sua entrevista, é impossível não fazermos um paralelo entre este partido e o PT quando oposição.

As mesmas bandeiras defendidas pelo PT ontem, são as mesmas defendidas pelo PSOL hoje.

Assim como o PT de ontem e de hoje, o PSOL também defende a "Revolução bolivariana". Essa mesma, empreendida na Venezuela.

O PSOL tem adesão de alguns bacanas do meio artístico, como o que vimos na campanha de Marcelo Freixo a prefeitura do Rio. São artistas como Caetano Veloso, Wagner Moura, Ivan Lins, Djavan, Chico Buarque, entre outros.

Gregório Duvivier é outro que já faz parte da turma que apoia Freixo e PSOL.

Dias atrás, um grupo de artistas e "Intelectuais", realizaram um ato de apoio ao político psolista.

Assim como o PT de ontem, o PSOL mete medo em alguns por seu radicalismo e encanta alguns outros.

Ainda na entrevista que Randolf concedeu, o mesmo ao ser indagado se há um culto a Marcelo Freixo, nega tal culto e afirma: "Eu condeno qualquer culto á personalidade, em qualquer lugar, e seja a quem for".

Sim, é uma tentativa de afastar seu partido de algumas personalidades cultuadas pela esquerda, porém, personalidades assassinas, como é o caso de Che Guevara. Nesse particular, não há dúvidas de que Randolf Rodrigues busca nos mostrar um PSOL mais humanista, mais pacifico, ameno e livre do mal inerente as esquerdas.

O candidato do PSOL ainda aponta os EUA como bom exemplo de uma burocracia governamental enxuta e se diz a favor do mercado. Bem, quando algum político da esquerda Latino Americana diz algo de bom sobre os EUA ou se diz a favor do mercado, ou ele não é um bom esquerdista ou ele está tentando nos enganar.

Deste modo, vejo que o PSOL já ensaia traçar o mesmo caminho do PT. Se apresentar como uma esquerda light, mais centro que esquerda. Todavia, sua natureza e modelo de sociedade estaria sendo posto em ação, em total concordância com o PT. 

Tal movimento do PSOL se de fato algum dia ocorrer seria bom para quem? Sem dúvida alguma seria excelente para a própria esquerda e não para a sociedade.

Será impossível isso? Suspeito que não.

2 comentários:

  1. Depois das bolachadas q Bolsonaro deu,esse dai ñ decola nem p/vaso de planta!

    ResponderExcluir
  2. Vamos reviver a história... E a oposição permanece fraquejando, covarde...

    ResponderExcluir