quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A ESQUERDA ALIENADA: ALGUÉM QUE SE IDENTIFICA COM A ESQUERDA OFERECE-NOS ALGUMA PROPOSTA VIÁVEL PARA QUE O BRASIL DE FATO, CRESÇA ECONOMICAMENTE?

Cultura, economia, religião, comportamento, política, filosofia, etc, etc. Ao longo dos anos, todos os temas da sociedade foram e são abordados pelas mais diferentes óticas. Claro, cada autor tem sua própria visão de mundo e esta, se reflete nas atividades que esse autor empreende.

Nessa mesma linha, ao abordar algum tema, muito dificilmente aquele que a aborda, consegue se depreender de suas afinidades, religiosas, políticas ou filosóficas.

Assim, no auge da polarização entre direita e esquerda, entre URSS e EUA, a sociedade pode observar e apreciar essa polarização nas mais diversas formas de expressão. A cada dia, as livrarias se encontravam repletas de novos títulos, idem para o teatro e cinema. Cada novidade era uma defesa, mesmo que obliqua, de um dos dois modelos ideológicos.

Aqui no Brasil também não foi diferente.

Voltando um pouco no tempo, podemos observar que nossa história guarda nomes como os de João Soares Lisboa e Cipriano Barata que por muitos, são considerados os primeiros representantes da esquerda no Brasil.

Já no século XX, outros nomes se destacam, como Graciliano Ramos, Sérgio Buarque de Hollanda e Caio Prado.

 A lista é enorme!

De fato. Grandes escritores sempre atraem os olhares do público. No caso de uma ideologia, a mesma precisa desses bons escritores e grandes pensadores. Não é diferente com a Esquerda! O Pensamento Socialista precisa de mentes que apontem novos caminhos para que o objetivo em si - O Comunismo - seja alcançado, ou, ao menos, que essa ideia, seja transmitida as novas gerações de forma atraente. 

Ocorre que, o filósofo esquerdista, deve a todo momento reportar-se a Marx e Engels, e nesse processo, indubitavelmente, seu campo de ação especulativa fica limitada sob o risco não de contradizer o que já foi escrito antes, mas pior, sob o risco de que sua conclusão, num determinado momento, refute totalmente o próprio marxismo em si. 

No decorrer de seu ativismo, observamos que espertamente e gramscianamente, os esquerdistas nos tomaram de assalto algumas palavras, tais como, burguês, consciência e alienado. 

Essas três palavrinhas podem vir juntas numa única frase, basta um pobre coitado discordar de Marx, que logo alguém lhe tasca a pecha de burguês, sem consciência de classe e portanto, um completo alienado. 

Seria cômico e não fosse trágico, mas, o pior não é isso, o uso daquelas palavras não nos fariam nenhum mal. Ocorre que, infelizmente, não nos tomaram de assalto apenas algumas palavras do dicionário, mas, abocanharam de forma avassaladora nossas universidades e escolas. 

Nesses espaços, as três palavrinhas roubadas do dicionário são diariamente repetidas. 

Oras, nada melhor do que a universidade, local onde as ideias correm livres, onde se é formada a elite pensante da nação para que o iluminismo de Marx seja ensinado, discutido e aplicado a toda sociedade.

Não obstante, antes de se tornar um meio de onde se irradiaria a Revolução, a universidade tornou-se vitima dessa doutrina ideológica. Sim! Ao refletirmos sobre a produção intelectual brasileira, nos deparamos com um profundo empobrecimento, em especial, nas Ciências Humanas, em particular, com o pensamento esquerdista.

Qual a contribuição que as Ciências Humanas tem emprestado a nossa sociedade nos últimos anos, quiçá, nas últimas três décadas? Se houve alguma contribuição dessa área a nossa sociedade, ela foi de forma gritante, menor do que poderia nos oferecer.

Alguém que se identifica com a esquerda oferece-nos alguma proposta viável para que o Brasil de fato, cresça economicamente? 

Alguém que se identifica com a esquerda oferece-nos alguma proposta viável contra a criminalidade?

Alguém que se identifica com a esquerda oferece-nos alguma proposta viável para os problemas da saúde pública? 

Alguém que se identifica a esquerda oferece-nos alguma proposta viável para a baixa qualidade da educação pública?

A essas e a tantas outras indagações que possamos fazer a resposta é,

NÃO!   

O que constatamos todos os dias, são esses "pensadores" não preocupados com essas questões, mas, preocupados em esconder da sociedade todos os problemas dos quais a população padece. 

O ato de esconder-se da realidade, o ato de fugir da realidade, o ato de não confrontar a realidade é um comportamento típico de pessoas VERDADEIRAMENTE ALIENADAS. 

Por fim, concluo afirmando que na impossibilidade de Marx ser contestado, criticado ou mesmo superado, deixa seu possível legado teórico longe das idéias filosóficas e encontrando lugar junto as seitas dogmáticas que não encontram nenhuma sustentação quando confrontadas com a realidade e portanto, ao não encontrar respaldo na realidade, tal dogma, tal corrente filosófica, torna-se UM INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO!

Rodrigo Constantino apresentou-nos a Esquerda Caviar.

Eu, modestamente apresento, a Esquerda Alienada.  

  



  

  

6 comentários:

  1. Nobre amigo :
    Inicio informando que sou da direita há muitos anos, e tive a honra de trabalhar nos Governos da Contra Revolução de 31 de Março !
    Avaliar seu texto, como ?
    Não tenho essa capacidade filosófica que o nobre nos apresenta muito bem!
    Um livro seu sobre essa matéria deveria ser objeto de estudo nas nossas escolas, hoje tão despreparadas com a cultura!
    Sinto-me lisonjeado com a oportunidade de ler suas idéias e filosofia!
    Em minha rusticidade, só posso dizer-lhe que é agradável saber da existência de pensadores tão bem dotados como o nobre !
    Agradecendo a oportunidade, abraço-o com satisfação !

    MARKITO,DE SOUZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nobre amigo. Sinto-me lisonjeado com suas palavras. Não sou merecedor das mesmas e tenho absoluta certeza, que você tem muito a ensina e mim e a tantos outros da minha geração.

      Muito obrigado pelos elogios.

      Abraço
      Jakson

      Excluir
  2. Jakson
    Belo espaço para avaliações culturais, políticas e de pesquisas sociais.
    Creio que você faz uma avaliação filosófica e teórica politica, que cada um pode ter a sua opinião ou direção. O que não se pode é neste caso usar o senso partidário, mas sim de analise. Tanto a direita como a esquerda, se atropelam em ideias e menos ideais. Nas ideias um puxa para um lado e outro para o outro, nos ideias creio que todos querem o melhor, mas que poucos resultados temos ao longo da história.
    Cabe aqui cada um fazer sua reflexão, e lutar por dias melhores para nosso país.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
    www.adalbertoday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Agradeço-lhe pela menção no twitter, parabenizo pelas palavras sábias e eruditas. O problema não está na direita, ou na esquerda, mas numa sociedade patrimonialista e aquisitiva. Para onde vamos com tal consumismo? Parabéns pelo texto. Voz do Povo.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço ser mencionado no twitter, mormente como amigo. Tenho tamanha aversão à esquerda, não pela utópica filosofia que a embasa - a prática desta utopia me causa asco. Sempre que levaram avante na prática a filosofia, a humanidade sofreu horrores. Não acho que possa haver paralelo entre direita e esquerda - simples! A Direita liberta. A esquerda prende arrebenta, mata.A esquerda é tal qual gafanhotos - por onde passa só resta terras arrasadas. A meta destes transloucados seguidores de Marx é transformar a América Latina em uma nova URSS - ainda bem que o Brasil não vai cair nesta esparrela. Vi o alcance de sua lógica. Agradeço. Almejo que todos reflitam Ruy Barbosa.

    COMUNISMO SEGUNDO RUY BARBOS

    “O comunismo não é fraternidade: é a invasão do ódio entre as classes. Não é a reconciliação dos homens: é a sua exterminação mútua. Não arvora a bandeira do Evangelho: bane Deus das almas e das reivindicações populares. Não dá trégua à ordem. Não conhece a liberdade cristã. Dissolveria a sociedade. Extinguiria a religião. Desumanaria a humanidade. Everteria, subverteria, inverteria a obra do Criador.” Ruy Barbosa – março de 1919

    ResponderExcluir
  5. No Brasil perdeu o rumo, esquerda e direita juntos e misturados. Vivemos numa sociedade consumista onde a ordem é comprar e comprar, por outro lado, políticas meramente clientelistas, sem mencionar as bolsas, induz o povo a pensar com o estômago, enfim, estamos escravos do consumismo.

    ResponderExcluir