domingo, 1 de dezembro de 2013

ENTREVISTA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO OU SOCIOLOGISMO DOMINICAL


Um dia após o DataFolha tornar público uma nova pesquisa de intenções de voto para presidente, mostrando mais uma vez, o favoritismo da candidatura petista, o jornal Gazeta do povo, traz um artigo assinado por FHC. Sim, ele mesmo, o grande estafe do PSDB. O titulo do seu artigo é: Sinais Alarmantes.

Vejam

Confesso aos amigos que já não nutro pelo ex-presidente, a mesma simpatia que nutria outrora. Mas defendo, isto sim, que seus dois mandatos, foram os mais importantes da nossa história recente.

Dito isto, confesso que ao ler esse novo artigo de Fernando Henrique, fico com a sensação de que ele tenta atirar para todos os lados. Atira tanto no governo, quanto àqueles da oposição. Dispara sua retórica tanto no setor econômico, quanto nos meios de comunicação. 

Seu artigo, se assemelha a uma metralhadora giratória... usada por um soldado desesperado e sem um alvo fixo, determinado. Dispara-se portanto, no vazio.

FHC inicia seu texto tratando da prisão dos mensaleiros, uma abordagem que fica entre o júbilo e a tristeza com a prisão dos petistas.

Ainda segundo nosso sociólogo, os mensaleiros

"erguerem os punhos como se vivessem uma situação revolucionária, no mesmo instante em que juram fidelidade à Constituição. Onde está a Revolução?"

Oras, onde está a Revolução? O presidente de honra do PSDB quer fazer-nos crer que não há uma Revolução em curso? Que o mensalão nada mais foi do que um passo dado nesse objetivo? Ao negar isso, contribui-se para que o projeto comunista não seja interrompido. 

Mais a frente, Fernando Henrique critica Lula, quando este afirma que "a melhor resposta à condenação dos mensaleiros é reeleger Dilma Rousseff..."

Sim, o PT e todos os seus dirigentes fazem uso politico do mensalão. Inclusive os três que foram presos. 

Mas, a questão aqui a ser tratada é: Qual o uso politico que a oposição fez sobre esse escândalo? Recuar ao pedido de impeachment no auge de sua descoberta em 2005? 

Negar de forma suplicante que o mensalão fará parte das campanhas eleitorais? 

Acertadamente FHC aponta Lula como um o mago do ilusionismo. O poder ilusório do Lula é tal, que tem iludido até mesmo aqueles que deveriam lhe fazer frente.  A oposição!

Destaco ainda dois pontos do artigo.

"A candidata oficial, pela posição que ocupa, tem cada ato multiplicado pelos meios de comunicação. Como o exercício do poder se confundiu, na prática, com a campanha eleitoral, entramos já em período de disputa. Disputa desigual, na qual só um lado fala e as oposições, mesmo que berrem, não encontram eco. E, sejamos francos: estamos berrando pouco".

"Não estamos diante de um quadro eleitoral normal. A hegemonia de um partido que não consegue se deslindar de crenças salvacionistas e autoritárias, o acovardamento de outros e a impotência das oposições estão permitindo a montagem de um sistema de poder que, se duradouro, acarretará riscos de regressão irreversível".

É triste lermos isso vindo de um politico da oposição. Mas, quando essas palavras vêem da PRINCIPAL liderança do PRINCIPAL partido de oposição, concluímos que se trata menos de uma analise e mais de uma confissão de fracasso. 

Com o seu didatismo, FHC, mesmo que se incluindo "ás oposições", escreve como alguém que ficou ausente do debate politico nacional. O ex-presidente admite que berrou pouco. Deveria admitir que também tem se comportado de modo covarde, inábil e ingênuo. A impotência da oposição é resultado direto de sua incompetência em SER OPOSIÇÃO. 

Neste particular, sejamos sinceros, o PSDB tem muito que aprender com o PT. Lula, tem muito a ensinar a FHC. 

Concordemos ou não, gostemos ou não, o Apedeuta participa ativamente da vida politica e partidária. Qual tem sido a atuação de Fernando Henrique Cardoso? Na ABL? Em documentários que defendem a descriminalização da maconha? Ele é presidente de honra de um Partido Politico ou líder de uma Associação de Sociólogos?   

Francamente, o PSDB tem se portado como um amontoado de políticos fazendo uso de uma sigla e deixado de ser, se é que algum dia foi, um Partido que orienta seus políticos. 

É curioso observarmos que em oito anos de governo com mais doze fora do poder, a atual oposição não é vista pelo eleitorado. Este mesmo eleitorado que pede mudanças mas vota no PT. Será que FHC e Cia desconhecem os meandros da propaganda, do marketing e de todos os meios possíveis e disponíveis para canalizar a seu favor a insatisfação da população? 

Se desconhecem, então, nem como oposição servem.

Se conhecem e não fazem uso, é porque estão conformados em serem vistos, quando o são, como uma oposição meramente cartorial.

O resto, é sociologismo domingueiro.     




4 comentários:

  1. Lendo seu artigo tira-se a conclusão de que você, personagem que absolutamente não conheço, nem nunca ouvi falar, cujo texto encontrei citado por um dos seguidores do twitter, chega-se à conclusão, repito, de que é um enrustido defensor de Lula e seus asseclas, mas disfarçado em autor de um do inumeráveis blogs a soldo.As referências pseudo elogiosas a FHC com que salpica seu texto não enganam os mais atilados. É um petista militante em ação. Acontece que seu artigo, como tudo o que cerca Lula e o petismo, é medíocre, mal costurado, mal argumentado e mentiroso. Enquanto FHC aponta as mazelas da gestão petista e as falhas da oposição com uma clareza e lucidez, uma sinceridade e imparcialidade impressionantes para os seus bem vividos 82 anos. Não se chega a esse ponto vivendo de ataques baixos e pérfidos como os seus.Longe de ser, como você maldosamente afirma e os petistas alegam, uma metralhadora atirando a esmo,para confundir, seu raciocínio denota o equilíbrio daquelas mentes privilegiadas capazes de garimpar a verdade no meio do lixo de propaganda e engodo atiradas aos vento pelos governantes que se deixam conduzir por marqueteiros,seguindo a meta de agarrar-se ao poder pelo poder, virando as costas para o bem e o futuro do país. Se o Brasil não sair logo das mãos dessa corja de corruptos e embusteiros, fabricantes de dossiês fajutos para difamar pessoas honestas, e fabricantes de dados fiscais para fingir que o país vai bem, embora desmascarado pelos organismos competentes internacionais, se o Brasil não se livras logo desse abutres travestidos de "solcialistas", aí sim, iremos direto para a inadimplência, sem infra-estrutura, sem segurança, sem saúde, sem educação o que comprometerá a nossa juventude rumo ao avanço tecnológico.Em pouco tempo a miséria e a fome se abaterão impiedosamente sobre nossa gente, e não vai adiantar mandar consumir, pois o que vai faltar é a comida no prato. Olha que estamos comendo feijão preto importado da China (para nós fluminenses, um lixo, e estamos importando gasolina, para fazer frente à avalanche de veículos postos nas ruas pela irresponsabilidade e falta de planejamento dos gestores lulopetistas.
    FHC está coberto de razão. Merece todo o respeito e reverência do povo brasileiro. Um presidente como ele talvez só daqui a mil anos. Você deveriam se envergonhar do mal que estão fazendo ao nosso país. Recomendo o exemplo do Paraguai, que está cortando as bolsas esmolas e fornecendo insumos, fertilizantes e condições de trabalho honesto a sua gente:
    https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/142b39aa06c53c51.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Lêda, boa tarde. Primeiro, quero agradecer sua leitura e o acesso ao meu blog.

      Você não tem a obrigação de não me conhecer nem eu a você. Não é me atacando que você vai ter razão naquilo que diz. Mas, se quer saber? Também desconhecia vossa existência!

      Você é o tipico de pessoa que costuma adorar deuses humanos, reverência-los e ajoelha-se a seus pés. Nesse caso, FHC.

      Que você ache o meu texto mal costurado, mal argumentado e mal escrito, tudo bem, é sua opinião. Agora, me chamar de mentiroso? Aonde está a mentira, cara leitora?

      Você padece do mesmo mal dos petista. Estes, quando o governo é criticado, acusa quem faz a critica de ser reacionário e psdbista. Você e tantos outros, quando o psdb e seus representantes são criticados, acusam quem faz a critica de fazer parte do PT.

      Quer dizer então que FHC está acima da critica? Tenho que concordar com tudo o que ele escreve e diz? Tenho que agir como um bobo da corte da oposição? Ela mesma bobo da corte do PT?

      Antes de publicar suas analises sociológicas, FHC deveria aplica-las no partido que ele é líder que há 12 anos, com o risco de ir a 16, não TEM COMPETÊNCIA em tirar o PT do governo.

      Não retiro nenhuma linha do que escrevi. Foi um texto escrito em 30 minutos, tivesse tido mais tempo, acrescentaria muito mais coisa em relação a esse artigo do seu deus FHC que em nada vai influir nas eleições de 2014. Ou vai? Ou ele vai inflamar toda a nação e revigorar toda a oposição?

      Passar bem.

      Excluir
  2. O PSDB como um todo tem demonstrado uma fraqueza constante em afrontar a hegemonia que o PT vem estabelecendo. Além do mensalão, aloprados, temos agora o nojento abuso de poder do ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, utilizando prerrogativas do ministério para proselitismo político. Fhc, nesse artigo, só demonstra a inabilidade do PSDB de se opor a um partido corrupto e degradante, rastejando nas discussões importantes, fiéis a um progressismo que tenta agradar a imprensa. Se o PSDB se posicionasse como um partido de DIREITA, e não esse "centrismo-esquerdês" mentecapto, uma enorme parcela da população partidariamente órfã teria enfim um norte. Concordo com você, Jakson, é isso mesmo. FHC ligou sua metralhadora giratória, porque, assim como o partido todo, não sabe para onde mirar.
    Aliás, todas as pesquisas estabelecem melhores números a Serra, e teremos que engolir Aécio no ano que vem...

    Renan Alves da Cruz

    ResponderExcluir
  3. Todos sabem que os partidos políticos que tem representatividade são de "ESQUERDA" - nenhum deles tem coragem de enfrentar o primo rico - PT. Todos tem rabo preso - seja no movimento ideológico - seja nas falcatruas administrativas. Nenhum candidato da oposição bateu de "FRENTE" com o PT - nos debates fazem um teatrinho mambembe - afinal todos estão ganhando com a desestabilização institucional. O Brasil só desviará da rota ditatorial quando o povo, nas ruas, exigir a cassação de todos registros dos partidos políticos da esquerda - e são muitos - e todos querem uma ditadura - moldada ao gosto próprio - em benefício próprio. Em todas as ditaduras o povo sofre - o DITADOR sobeja em supérfluos. Não há oposição com ideologia contrária à esquerda - todos são meros simulacros. Pense nisso...
    “O socialismo não é a fraternidade: é a invasão do ódio entre as classes. Não é a reconciliação dos homens: é a sua exterminação mútua. Não arvora a bandeira do Evangelho: bane Deus das almas e das reivindicações populares. Não dá trégua à ordem. Não conhece a liberdade cristã. Dissolveria a sociedade. Extinguiria a religião. Desumanaria a humanidade. Everteria, subverteria, inverteria a obra do Criador.” - Ruy Barbosa; março de 1919

    BRASIL LIVRE? SÓ COM EXPURGO!


    ResponderExcluir