segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PACATO CIDADÃO

A nossa indignação, é uma mosca sem asas, não ultrapassa a janela de nossas casas”. (Samuel Rosa – Skank)
          O Brasil foi tomado por uma explosão de indignação e revolta que não só ultrapassou as janelas dos lares brasileiros, mas, repercutiu nos principais jornais do mundo. Nas ruas e redes sociais, deu-se vida a expressões “O gigante acordou” ou “verás que um filho teu não foge a luta”. Tais expressões tomam o lugar de outra “O brasileiro é MUITO pacato”.
           Particularmente, estou entre aqueles que não veem com bons olhos esses atos. Na gênese de todas essas manifestações, estão as ações do MPL (Movimento Passe Livre) em São Paulo, diante do aumento em 0,20 centavos no preço das passagens de ônibus, trem e metrô. Erra o MPL em querer um serviço de transportes totalmente gratuito e gerido pelo Estado.           
            Antes de tudo é prudente que analisemos os demais serviços públicos oferecidos. Segue alguns: Educação, Saúde e Segurança. Esses serviços tem qualidade? Não! Como diria Milton Friedman “Se puserem o governo para administrar o deserto do Saara, em cinco anos faltará areia”.
             Por outro lado, o maior erro, veio da parte de governadores e prefeitos que cederam as exigências do MPL e revogaram o aumento. Isso abre um perigoso precedente a legalidade de seus cargos e mais ainda, a democracia. Sim, essas manifestações podem ter como possíveis resultados, uma nação menos democrática, pois, corre-se o risco de que, cada grupo que gritar mais, depredar mais e suprimir o direito de ir e vir da maioria terá suas demandas atendidas. Historicamente, isso só levou a humanidade a ações desumanas.
            Nossas demandas, exigências e anseios enquanto cidadãos devem ser levadas a nossos representantes legitimamente eleitos pelo voto. Se falharem, perdem eleições! É Justo protestar contra a corrupção? Claro que é. Mas é inadmissível que políticos cujo governo foram manchados por corrupção sejam reeleitos, e nós, eleitores, os reelegemos a cada dois anos. É Justo protestar por serviços de melhor qualidade? Claro que é. Mas nós, eleitores, continuamos a reeleger políticos que tem obras e melhorias feitas apenas em discursos e atos oficiosos.

           Por fim, louvamos o fato de o gigante ter acordado e torcemos para que ele permaneça desperto, porém, esse gigante não pode deixar de respeitar as leis. Temos que aprender a exigir nossos direitos de forma ordeira, fortalecendo as instituições e não as depredando ou linchando física ou moralmente seus representantes, pois, quem não gosta de instituições fortes e partidos políticos são governos ditadores.  

Texto escrito em 25/06/2013

Jakson Miranda      

Nenhum comentário:

Postar um comentário