sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O HOMEM CONTRA DEUS: O VELHO NIETZSCHE OU O CRIADOR?

Desde sua origem, a natureza humana é voltada, instintivamente, a satisfazer suas necessidades, sejam elas fisiológicas ou subjetivas. Depois de suprir as necessidades mais primárias, o homem está livre para buscar prazer em coisas mais elevadas, como as artes, a política, filosofia, etc.

Nessa jornada humana, a partir de certo momento da História, trocou-se o culto a Deus, pelo culto do homem pelo homem. Se os gregos se preocupavam com o físico, tal aspecto, no Humanismo, foi levado as suas últimas consequências. Ganhou mais um ingrediente. Era o Antropocentrismo!

Não obstante, aqui pondero que mesmo no Humanismo, Deus não estava morto. Apenas havia perdido espaço. Apenas havia sido ferido. O Criador continuava vivo, ativo, ou seja, mesmo que em menor grau, o homem, em seu íntimo, continuava a preocupar-se em como que sua vida presente seria avaliada na eternidade.

Nessa batalha, do homem contra Deus, coube ao Existencialismo decretar a morte de Deus. 

Mesmo que nesse Movimento houvesse pensadores cristãos, como Kierkegaard, as mentes que ofereceram maior expressão ao Existencialismo foram Sartre e o velho Nietzsche, este, lembrado pela Times quando a Revista lança a pergunta. Is God Dead?





Se Deus estava morto, então tudo estava permitido. O homem era seu próprio senhor.

Aqui vão alguns exemplos do período. Maio de 68, Woodstock, drogas, sexo, lutas por autoafirmação. Esse era o lema. AUTOAFIRMAÇÃO! Os novos senhores tiveram um pequeno tropeço. O surgimento do vírus da AIDS. Mas, nada que diminuísse a grandeza do homem. 

Sua grandeza é tal, que não cabe neste planeta. É preciso chegar as alturas, conquistar o espaço.

De lá para cá, o hedonismo também se aperfeiçoou, ganhou uma roupagem pós-moderna, pós-contemporânea, ou, pós alguma coisa que ajude o homem a se sentir mais pleno e realizado.

Sociologia, psicanálise, prozac, diazepan, rivotril, um cigarro de maconha aqui, uma cheirada de pó acolá. 

Qualquer coisa que oferecesse e oferecer ao homem o sentimento de paz e liberdade são validos, exceto, voltar-se para Deus, afinal, Ele mantém o homem preso, alienado, com desejos reprimidos e com muitas ameaças de condenação eterna ao menor tropeço.

Enfim, o homem está livre!

Mas, no que resultou essa liberdade?

Como resultado dessa busca desenfreada por prazer e liberdade, atualmente estamos experimentando um dos períodos de maior declínio moral da história.

Nesse cenário, se alguma família tem por objetivo levar uma vida moralmente decente e pretende assistir a um filme, em família, são obrigados a ler minuciosamente a sinopse do filme e mesmo assim, podem ser surpreendidos lá pelas tantas, com cenas pra lá de sensuais.

Novelas? As cenas de sexo pipocam a cada minuto. Hormônios incontroláveis!

Sim, não só nas telas, mas incrivelmente na vida real, tornou-se comum o sexo por acaso, com direito a “dicas para não haver gafes”, antes, durante e depois do ato.

Isso realmente traz felicidade? É isso que buscam essas pessoas, tão somente prazer sexual?

Oras, não há problemas em dois jovens responsáveis fazerem sexo.”

Não queiras posar de puritano”.

Não sejas hipócrita”!

Onde está a maldade no ato sexual?”

São algumas das frases que com certeza alguns proferirão, ou pensarão sarcatiscamente.

Onde está a maldade no relacionamento sexual?

No relacionamento sexual, nenhuma, desde que, praticada por pessoas casadas.

Fora do casamento, portanto, há maldade no relacionamento sexual?

Com absoluta certeza!!!

Vejamos.

Centenas de famílias são destruídas por conta do adultério.

Quando a família não é desfeita, tem-se, por conta da traição, um relacionamento de aparências ou, não totalmente feliz, incompleto. O processo de reestruturação é doloroso e não ocorre da noite para o dia, com remédios ou psicanálise. leva anos!!

O número de jovens que tiveram seus planos interrompidos ou adiados por conta de uma gravidez indesejada é assustador.

O número de crianças nascidas e criadas por pessoas totalmente inexperientes e despreparadas é igualmente assustador.

Para mitigar isso, tenta-se aprovar a descriminização do aborto. Que solução, hein?!

Mesmo com o governo distribuindo preservativos de forma indiscriminada, os casos de AIDS continuam altos, isso sem mencionar as demais DSTs.

Falta informação. Dizem as autoridades. Não, não falta!

Agora, pisamos mais um degrau na baixeza moral. Crescem os escândalos protagonizados por fotos e vídeos íntimos divulgados nas Redes Sociais, sites e blogs.

Jovens, por não suportarem a humilhação a qual são expostas, cometem suicídio, deixando familiares e amigos (sinceros) destruídos, perplexos.

Não há maldade nisso tudo?

Não há maldade em abortar?

Não há maldade no fato de uma criança ser educada por pais ineptos? Quando estes, com um pouco mais de paciência, poderiam casar-se e conceber um filho num lar sadio?

Não há maldade em vidas serem interrompidas,  resultado da maléfica influencia e apelo em torno da sensualização e exposição nunca antes vistas?

É certo que Hitler relativizou a moral para extrapolar na maldade, idem para Stalin e tantos outros. Mas hoje, o homem comum, não só relativiza a moral, mas também, enxerga virtudes no mal.

Consultem vossas consciências!

Falta-nos resgatarmos uma sociedade orientada por princípios morais, que lembrem aos indivíduos que os mesmos não são meros animais insaciáveis por prazer.

Ok. Mas o que podemos fazer para resgatarmos essa sociedade?

Bem, devo lembrar-lhes que Deus não está morto. Deus vive! 

Seu Livro tem a receita.

Seu Livro dar-nos a receita para estruturar famílias, orientar jovens, consolar pais e mães.

Como também, aceitar mães solteiras e oferecer-lhe apoio afim de que, consigam se preparar e constituir uma família.

Não precisamos de mais psicologias, sociologias, antropologias ou qualquer outra Ciências humanas, precisamos sim,

 MAIS de DEUS!!

4 comentários:

  1. Maravilha de texto, é isso mesmo! Deus lhe abençoe sempre que seja ele a guiar seus caminhos.
    Continue escrevendo assim, eu compartilharei sempre no meu face. Obrigada.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Com toda experiência e vivenciamento desta vida, confesso que tenho ruborizado com o nível de depravação que a nossa sociedade( sic) brasileira vem vivendo! Tem sido agressivo a exposição degradante com que a televisão que é um veículo potente de comunicação,e de intrusão de nossas casas tem explicitado a degeneração e degradação de nossos valores como sociedade!
    Sem que seja ou tenha sido carola, realmente, essa modernidade leva-nos aos remotos tempos de mossa existêmcia e com o agravante dos comhecimentos adquiridos! Falta Deus sim, e que retorne logo, pois Sodoma e Gomorra colheram por suas depravações! Precisamos mudar isso! Está nojento!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com tudo. Eles isolaram Deus porque tem medo da sua palavra e de suas leis. As leis de Deus nao sao como as leis dos homens, e algo indescritível, onde a verdade nao se aceita. E por tudo isso, por egoísmo, ganância vão se deixando levar se escondendo de si mesmos, sem pensar nas consequências, infelizmente. Parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Eu heim as pessoas todas sao foram dos controles nao conseguem se controlar por causa do sexo e........ depois fazem abordo E as pessoas gostam mais e de fazer sexo do que pensar em Deus ede pessoas assisti filmes Novelas coisas que nao sao da palavras de Deus E Levam as pessoas A gostar de praticar a fazer sexo... E depois que ta com 1 bebe na Barriga Faz tira e fazer abordo tudo fora Do controle deixa O diabo acaba controlando tudo essas coisas por nada.............E esquecem que existem de rezar e falar com Deus deus esta Vivo E podenos nos Ouvir E essas pessoas so se levando Para O lado do Inverno!
    Sexo mais diabo Diabo com eles e esquecem que Deus existem...pense nisso ok........ Nao leve sua vida muito descontrolada Por causa do diabo beijos Nina.................

    ResponderExcluir